Incentivo à inserção feminina na computação: um relato de experiência sobre o projeto Macuxi digital
2024; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 22; Issue: 1 Linguagem: Português
10.22456/1679-1916.141550
ISSN1679-1916
AutoresMarcelle Alencar Urquiza, Marcelo Henrique Oliveira Henklain, F. Lobo, Acauan Cardoso Ribeiro, Luciano Ferreira da Silva, Thaís Oliveira Almeida, Yaritza Barreto, Natália Ribeiro de Almada,
Tópico(s)ICT Impact and Policies
ResumoPara auxiliar a superar a desigualdade de gênero nas carreiras de TI, criamos o Macuxi Digital (MD). Nele ensinamos mulheres a construir artefatos tecnológicos com Scratch, Thunkable e Wix. Neste relato, o nosso objetivo foi avaliar a eficiência do projeto MD para o ensino de comportamentos relacionados ao uso de tecnologias e de promoção do perfil profissional, considerando 3 ofertas de 80h, organizadas em 5 cursos EaD no Moodle. O curso menos concluído foi sobre Thunkable (38 alunas) e o mais concluído foi sobre funcionamento do computador (168). Pré e Pós-teste indicaram baixo grau de aprendizado (g = 0,1 a g = 0,5), mas a produção tecnológica das alunas sugeriu alcance dos objetivos de aprendizagem. O ganho de autoconfiança foi grande (g = 1,5 a g = 1,7) e a satisfação elevada (média = 4,4)
Referência(s)