Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Uso de Aprendizado de Máquina em Fóruns de Ambientes Virtuais de Aprendizagem: Uma Revisão Sistemática de Literatura

2023; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 21; Issue: 2 Linguagem: Português

10.22456/1679-1916.137743

ISSN

1679-1916

Autores

Francisco Romes da Silva Filho, Rafael Augusto Ferreira do Carmo, Gabriel Paillard, Ernesto Trajano de Lima,

Tópico(s)

Education during COVID-19 pandemic

Resumo

Fóruns desempenham um papel central nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs), fornecendo uma forma simples e valiosa de comunicação assíncrona entre os partícipes de cursos do ensino superior. O Aprendizado de Máquina (AM) tem se destacado como uma ferramenta essencial para a análise de fóruns, oferecendo a capacidade de fazer previsões, identificar padrões e gerar visualizações de dados. Este artigo apresenta uma revisão sistemática da literatura cujo objetivo é identificar as principais características das soluções baseadas em AM que utilizam os fóruns dos AVAs como objeto de aprendizagem para os modelos.

Referência(s)
Altmetric
PlumX