Artigo Acesso aberto Revisado por pares

O mecanismo da abstração reflexionante na construção do conceito do princípio fundamental da contagem por meio do cmaptools

2024; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 22; Issue: 1 Linguagem: Português

10.22456/1679-1916.141594

ISSN

1679-1916

Autores

Alisson de Souza Jesuino, Margarete Farias Medeiros, Alessandro Bagatini, Carla Margarete Ferreira dos Santos, Débora Valleta,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

O presente estudo se iniciou com um trabalho proposto na disciplina de Educação Matemática e Tecnologias do Curso Superior de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal Catarinense – Campus Sombrio. O estudo teve como objetivo elaborar uma sequência didática sobre um conceito tratado no Ensino Médio utilizando tecnologia digital (TD) como recurso didático. Sob a perspectiva da abstração reflexionante de Piaget (1977/1995) reestruturou-se a sequência didática e aplicou-se, como ferramenta de coleta de dados, com dez estudantes da disciplina de Matemática Fundamental II do mesmo curso. O objetivo desta pesquisa foi identificar o processo de abstração reflexionante por meio da conduta cognitiva dos estudantes na aprendizagem do princípio fundamental da contagem, em que se enfatiza o princípio multiplicativo, utilizando-se para tal o CmapTools como recurso didático. A pesquisa é de cunho qualitativo e caráter exploratório. A experiência evidenciou que, quando a prática possui uma base teórica que a sustenta, o processo de aprendizagem torna-se uma ação consciente.

Referência(s)
Altmetric
PlumX