O mecanismo da abstração reflexionante na construção do conceito do princípio fundamental da contagem por meio do cmaptools
2024; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 22; Issue: 1 Linguagem: Português
10.22456/1679-1916.141594
ISSN1679-1916
AutoresAlisson de Souza Jesuino, Margarete Farias Medeiros, Alessandro Bagatini, Carla Margarete Ferreira dos Santos, Débora Valleta,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoO presente estudo se iniciou com um trabalho proposto na disciplina de Educação Matemática e Tecnologias do Curso Superior de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal Catarinense – Campus Sombrio. O estudo teve como objetivo elaborar uma sequência didática sobre um conceito tratado no Ensino Médio utilizando tecnologia digital (TD) como recurso didático. Sob a perspectiva da abstração reflexionante de Piaget (1977/1995) reestruturou-se a sequência didática e aplicou-se, como ferramenta de coleta de dados, com dez estudantes da disciplina de Matemática Fundamental II do mesmo curso. O objetivo desta pesquisa foi identificar o processo de abstração reflexionante por meio da conduta cognitiva dos estudantes na aprendizagem do princípio fundamental da contagem, em que se enfatiza o princípio multiplicativo, utilizando-se para tal o CmapTools como recurso didático. A pesquisa é de cunho qualitativo e caráter exploratório. A experiência evidenciou que, quando a prática possui uma base teórica que a sustenta, o processo de aprendizagem torna-se uma ação consciente.
Referência(s)