Educação para cidadania global
2024; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL; Volume: 18; Issue: 2 Linguagem: Português
10.22456/1982-5269.141250
ISSN2236-479X
AutoresArthur Poziomyck, Fernanda Felix de Oliveira,
Tópico(s)Social and Political Issues
ResumoEste trabalho propõe uma discussão sobre o tema da Educação para Cidadania Global (ECG) a partir do conceito de response-ability utilizado por Ilan Gur-ze’ev e posteriormente articulado por Donna Haraway. Neste trabalho, questionamos em que medida essa perspectiva de response-ability é uma fundamentação possível para responder criticamente à esfera da moralidade na constituição de uma cidadania global. O estudo explora tais conceitos desde uma perspectiva orientada pela ideia de “cidadão global”, que lastreia políticas educacionais e curriculares há alguns decênios, especilamente no Norte Global, embora abarque distintos sentidos e significados. Instrumentalizamos as possíveis respostas aos questionamentos e críticas emergentes cotejando o engajamento ao problema proposto por Haraway, de modo a promover, nos sujeitos, a capacidade de responder às múltiplas questões da contemporaneidade.
Referência(s)