Educação Inclusiva E Os Desafios Do Atendimento Educacional Especializado

2024; International Organization Of Scientific Research (IOSR); Volume: 26; Issue: 11 Linguagem: Português

10.9790/487x-2611134147

ISSN

2319-7668

Autores

Cristina Hill Fávero, Gelcimara Martins De Moraes, Welber Eustaquio De Vasconcelos, Gilberto Arbues Ribeiro, Joaquim Furtado Pinheiro,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

Este estudo analisa os desafios e avanços da educação inclusiva, com enfoque no papel do Atendimento Educacional Especializado (AEE) como ferramenta central para eliminar barreiras e promover a aprendizagem equitativa. A pesquisa, fundamentada em revisão bibliográfica, examina marcos históricos, legislações e práticas pedagógicas que embasam a inclusão educacional no Brasil. Destacam-se políticas como a Constituição Federal de 1988, a Lei Brasileira de Inclusão (2015) e o Plano Nacional de Educação, que consolidam a obrigatoriedade do acesso e permanência de alunos com deficiência no ensino regular. Apesar desses avanços, a implementação do AEE enfrenta desafios como a insuficiência de formação docente, a falta de recursos pedagógicos e tecnológicos, e a resistência cultural que dificulta a aceitação das diferenças. Além disso, a falta de articulação intersetorial entre as áreas de educação, saúde e assistência social compromete a eficácia das políticas inclusivas. O estudo conclui que a superação dessas barreiras exige esforços coordenados entre governo, escolas e comunidades, com ênfase na formação continuada dos professores, na ampliação dos investimentos em infraestrutura e na sensibilização para a valorização da diversidade. Assim, a inclusão pode se consolidar como um direito efetivo, promovendo o respeito e a participação plena de todos os estudantes

Referência(s)