Educação Inclusiva E Os Desafios Do Atendimento Educacional Especializado
2024; International Organization Of Scientific Research (IOSR); Volume: 26; Issue: 11 Linguagem: Português
10.9790/487x-2611134147
ISSN2319-7668
AutoresCristina Hill Fávero, Gelcimara Martins De Moraes, Welber Eustaquio De Vasconcelos, Gilberto Arbues Ribeiro, Joaquim Furtado Pinheiro,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoEste estudo analisa os desafios e avanços da educação inclusiva, com enfoque no papel do Atendimento Educacional Especializado (AEE) como ferramenta central para eliminar barreiras e promover a aprendizagem equitativa. A pesquisa, fundamentada em revisão bibliográfica, examina marcos históricos, legislações e práticas pedagógicas que embasam a inclusão educacional no Brasil. Destacam-se políticas como a Constituição Federal de 1988, a Lei Brasileira de Inclusão (2015) e o Plano Nacional de Educação, que consolidam a obrigatoriedade do acesso e permanência de alunos com deficiência no ensino regular. Apesar desses avanços, a implementação do AEE enfrenta desafios como a insuficiência de formação docente, a falta de recursos pedagógicos e tecnológicos, e a resistência cultural que dificulta a aceitação das diferenças. Além disso, a falta de articulação intersetorial entre as áreas de educação, saúde e assistência social compromete a eficácia das políticas inclusivas. O estudo conclui que a superação dessas barreiras exige esforços coordenados entre governo, escolas e comunidades, com ênfase na formação continuada dos professores, na ampliação dos investimentos em infraestrutura e na sensibilização para a valorização da diversidade. Assim, a inclusão pode se consolidar como um direito efetivo, promovendo o respeito e a participação plena de todos os estudantes
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