
SUBMERSAS
2024; UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ; Volume: 11; Linguagem: Português
10.33871/sensorium.2024.11.9644
ISSN2358-0437
AutoresKhetllen da Costa Tavares, Silvana Barbosa Macêdo,
ResumoO presente estudo aborda o livro de artista Submersas (2021-22), composto a partir de retratos de mulheres africanas e indígenas, oriundos do Museu da Imagem e do Som do Amazonas (MISAM). Essa obra é de caráter autobiográfico e foi produzida por uma das autoras deste artigo, cuja pesquisa, contida em um curso de doutoramento, apresenta o seu processo de reconexão ancestral, que se inicia a partir da ausência de registros fotográficos de suas ancestrais afro-indígenas, tema central de sua pesquisa. Nessa poética visual, a artista associa o ato de rememorar com o negativo fotográfico e as águas escuras do Rio Negro, o berço de suas avós e bisavós. A artista relata como encontra caminhos possíveis para compreender a conexão entre água e memória em cosmovisões africanas e indígenas. Também estabelece diálogos poéticos com a artista visual Aline Motta. Adiante, produz outras imagens por meio da fotografia híbrida e fototransferência para a impressão do livro. À medida que mergulha nas lembranças em busca de suas parentes, vislumbra tentativas de trazer as representações delas à vida. Eis a esperança de um renascimento para elas e para seus descendentes, nos arquivos históricos. Palavras-Chave: Mulheres afro-indígenas; Rio Negro; Arquivo fotográfico; Memória.
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