Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Escolhas inteligentes: o jogo da vida, prevenindo IST's e gravidez na adolescência

2024; Volume: 6; Issue: 11 Linguagem: Português

10.36557/2674-8169.2024v6n11p4393-4406

ISSN

2674-8169

Autores

Lisa Ferreira, I.S.S. LIMA, Kaynan De Sousa Oliveira, Alessandra Ramos Lima, Hemylly Da Silva Mouzinho, C. Carvalho, Manoel Delintro Castro Neto, Mailin Vasconcelos dos Santos Lima, Hycaro Hebert Santos de Oliveira, Carlos Aécio Conceição Pitombeira, Iana Christie Dos Santos Nascimento, Hengrid Graciely Nascimento Silva, Wanderson Kenny Gonçalves de Sousa,

Tópico(s)

Maternal and Neonatal Healthcare

Resumo

A disciplina Ciência, Extensão e Transformação da Saúde na Comunidade( CETESC) busca desenvolver a capacidade dos acadêmicos de medicina para atuar como agentes transformadores, permitindo que construam projetos de extensão que integrem os discentes ao âmbito social. Assim, através de metodologias ativas, como a Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL), os acadêmicos de saúde desempenham um papel protagonista, desenvolvendo habilidades práticas ao mesclar teoria e prática, aplicando conceitos e realizando condutas integradas. A partir disso , o projeto de extensão “Escolhas inteligentes: O jogo da vida saudável, prevenindo ISTs e gravidez na adolescência’’ foi realizado no Complexo Escolar Rene Bayma, na cidade de Codó-Maranhão. A escolha do temática veio por meio de debates entre os estudantes de medicina, que avaliaram o quanto a gravidez precoce e os elevados índices de IST’s têm se tornado um caso grave de saúde pública. Assim, notaram que a desinformação sobre sexualidade nos ciclos sociais acarretam em sérios problemas e riscos aos adolescentes que vão para além da gravidez não planejada. Logo, temas como a evasão escolar, a rejeição familiar, o preconceito social, o aborto em condições inseguras, a mortalidade materna e nascimento prematuro estão entre as consequências dos problemas supracitados e abordados pelos acadêmicos, que levaram em considerando essa região de alta vulnerabilidade social. Por isso o complexo escolar foi priorizado, com o objetivo de orientar e conscientizar os adolescentes levando informações sobre saúde sexual e consequências de uma gestação precoce a uma população mais vulnerável psicossocialmente. Dessa maneira, a experiência em campo trouxe desafios e aprendizados além da teoria, como lidar com diversas realidades sociais e culturais. Ademais, este trabalho demonstrou que, ao empregar métodos interativos e participativos, os estudantes puderam ampliar sua formação técnica e habilidades interpessoais, preparando-se para intervenções futuras que promovam saúde e desenvolvimento social nas comunidades em que atuarão.

Referência(s)