
Triagem de daltonismo em discentes de uma instituição de ensino superior de Belo Horizonte (MG)
2024; Revista Eletronica Acervo Saude; Volume: 24; Issue: 11 Linguagem: Português
10.25248/reas.e17837.2024
ISSN2178-2091
AutoresAlexandre Ferreira, David Fernandes, Julia Scotti Gonçalves Lacerda, Laura Barros Possa, A Lacerda, Amanda Foureaux Benfica, R.O. Batista, Klaide Lopes de Sena, Renato Sather Avelar, Marcilene Rezende Silva,
Tópico(s)Healthcare Regulation
ResumoObjetivo: Demonstrar a quantidade de alunos com visão de cores alterada, pelo teste de triagem de daltonismo na população estudada do curso Medicina, Enfermagem, Odontologia e Fisioterapia. Métodos: Trata-se de um estudo observacional transversal descritivo, que consiste na realização do Teste de Cores de Ishihara pelos participantes após aceitação do TCLE, através da plataforma Google Forms. Os indivíduos convidados a participar da pesquisa foram recrutados em uma instituição privada de ensino superior, localizada na cidade de Belo Horizonte (MG). Resultados: 402 pessoas responderam o questionário, de modo que 4,7% de alunos foram triados como daltônicos e 95,3% como visão normal. Foi possível associar a maior prevalência dessa alteração optica no sexo masculino, quando comparado aos resultados do formulário do sexo oposto (p<0.001). Ademais, não houve associação significativa (p = 0,7) entre as variáveis daltonismo e curso. Conclusão: Diante da prevalência de alunos com triagem positiva de daltonismo na instituição é essencial a realização de mais pesquisas que auxiliem no processo de reconhecimento de estudantes daltônicos e que promovam dinâmicas que facilitem o processo de aprendizagem desses indivíduos.
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