Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Influência das atividades extracurriculares sobre o desempenho acadêmico de estudantes de medicina

2024; Revista Eletronica Acervo Saude; Volume: 24; Issue: 11 Linguagem: Português

10.25248/reas.e18072.2024

ISSN

2178-2091

Autores

Saulo Henrique Dias Oliveira, Carlos Leal, Gislaine Martins Viana de Almeida, Henrique Souza Lemos Horta, Maria João Ferreira, Vinícius Chagas Cardoso, Hígor Chagas Cardoso,

Tópico(s)

Physical Education and Gymnastics

Resumo

Objetivo: Avaliar o desempenho acadêmico dos alunos que participam ou participaram de atividades extracurriculares. Métodos: Trata-se de uma pesquisa transversal, analítica, observacional e quantitativa realizada com estudantes de medicina do 1º ao 8º período. Os indivíduos foram avaliados por meio da aplicação de um questionário sociodemográfico e do Self-Reporting Questionnaire (SRQ-20). Os dados foram analisados utilizando o programa IBM SPSS Statistics 2023 e o teste estatístico qui-quadrado de Pearson, por meio de análise bivariada e contagem de frequências. Resultados: A amostra foi de 410 participantes e mostrou sofrimento mental em 191 alunos. Dos participantes, 226 estudantes nunca ficaram de recuperação, 334 nunca tiveram dependência em alguma disciplina e 395 nunca reprovaram no semestre letivo. Contudo, 184 ficaram de recuperação, 76 tiveram dependência em alguma disciplina e 15 reprovaram no semestre letivo. Atividades como ligas acadêmicas, projetos de extensão, bateria universitária e atlética mostraram-se mais associadas a um desempenho acadêmico inferior. Conclusão: A maioria dos participantes de atividades extracurriculares tinha bom desempenho acadêmico, sem histórico de dificuldades como recuperação, dependência ou reprovação. Embora não tenha sido constatado um valor estatisticamente significativo, não houve evidência de que um maior envolvimento em atividades extracurriculares estivesse associado a um pior desempenho acadêmico.

Referência(s)