
Desenvolvimento e validação de games educativo para prevenir violência psicológica em idosos
2024; Revista Eletronica Acervo Saude; Volume: 24; Issue: 11 Linguagem: Português
10.25248/reas.e17624.2024
ISSN2178-2091
AutoresRafaela Cavallini Bacocina, Izabelly Simeão Marques, Alethia da Silva Marques, Esdras de Souza Ribeiro, Izabelly Rubio do Amaral Camargo, Juliana Ribeiro da Silva Vernasque, Maria José Sanches Marin, Edna Aparecida Lopes Bezerra Katakura, Cristiano Massao Tashima, Miriam Fernanda Sanches Alarcon,
Tópico(s)Elder Abuse and Neglect
ResumoMétodos: Trata-se de estudo com método misto, realizado com sete especialistas para validar o game quanto ao design, conteúdo e relevância, sobre a violência psicológica. Resultados: Verificou-se um consenso entre os juízes avaliadores sobre a qualidade do game com CVC geral de 79%, apenas a prancha 11 e 15 apresentaram percentual abaixo de 70%. Os especialistas sugeriram melhorias como o uso de letras em caixa alta, tamanho da imagem, incluir imagem da criança no contexto do cenário, alinhar a fisionomia do desenho com a linguagem. O estudo desenvolveu e validou o jogo educativo para prevenir a violência psicológica contra idosos. Avaliado por especialistas em educação infantil e violência a pessoa idosa, o jogo destaca a importância de cultivar respeito desde a infância. Conclusão: O material educativo em formato de game “Super Netos” passou pelo processo de validação, consolidando-se como uma ferramenta de grande relevância na sensibilização do público infantil sobre a importância do respeito e da valorização das pessoas idosas no contexto intergeracional.
Referência(s)