
Desenvolvimento da produção musical, dos grandes estúdios ao quarto da sua casa: ressignificação profissional ou trabalho precarizado?
2024; Postgraduate Program in Tourism of the Federal University of Rio Grande do Norte; Volume: 11; Issue: 2 Linguagem: Português
10.36025/arj.v11i2.33961
ISSN2357-9978
AutoresGustavo dos Santos Miranda de Avelar, Alexandre de Pádua Carrieri,
Tópico(s)Cultural Industries and Urban Development
ResumoO objetivo deste trabalho é analisar a precarização do trabalho a partir das mudanças que influenciaram as atividades produtivas no setor musical. Parte-se da relação entre as novas formas de produzir e consumir música quando impactadas pelos avanços tecnológicos e pirataria do século XXI à discussão que evidencia a influência do prossumidor. Buscamos na literatura crítica em gestão de pessoas as bases para discutir relações de trabalho precarizadas e suas consequências nas carreiras de músicos profissionais. A precarização/uberização do trabalho também alcançou a profissão do músico, de modo que pensar em carreira musical, hoje, é também pensar nas relações de trabalho e no meio a qual se está inserido. Assim, a tomada da consciência de classe e a organização coletiva são fundamentais para garantir melhores condições de trabalho.
Referência(s)