Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Canção popular e política: Ary Barroso e a assinatura sonora da nação

2024; Postgraduate Program in Tourism of the Federal University of Rio Grande do Norte; Volume: 11; Issue: 2 Linguagem: Português

10.36025/arj.v11i2.36188

ISSN

2357-9978

Autores

Ricardo Alexandre de Freitas Lima,

Tópico(s)

History, Culture, and Society

Resumo

Empreende-se uma análise histórico-musical da possibilidade de se usar a canção como instrumento de convencimento político. Por meio da observação de parâmetros que conformam a canção, almeja-se a compreensão de elementos corresponsáveis pelo engajamento do signo musical. Tal tratamento político da produção artística é observado a partir da investigação realizada num importante período da história republicana do Brasil: o Estado Novo. A escolha do recorte se dá pela efetivação de uma ditadura e pelo tensionamento de forças que lançaram mão de artifícios para a efetivação de uma cartilha ideológica. Ponto nevrálgico deste processo é a produção de representações e imagens (acústicas) capazes de acessar o imaginário de um idealizado “povo brasileiro”. Os sambas-exaltação de Ary Barroso – destacadamente Aquarela do Brasil - são nossas fontes . Suas canções foram tomadas como meio de conformação de uma fala discursivo-musical que desenha e constrói o que se convencionou chamar de “povo brasileiro”.

Referência(s)