
Canção popular e política: Ary Barroso e a assinatura sonora da nação
2024; Postgraduate Program in Tourism of the Federal University of Rio Grande do Norte; Volume: 11; Issue: 2 Linguagem: Português
10.36025/arj.v11i2.36188
ISSN2357-9978
AutoresRicardo Alexandre de Freitas Lima,
Tópico(s)History, Culture, and Society
ResumoEmpreende-se uma análise histórico-musical da possibilidade de se usar a canção como instrumento de convencimento político. Por meio da observação de parâmetros que conformam a canção, almeja-se a compreensão de elementos corresponsáveis pelo engajamento do signo musical. Tal tratamento político da produção artística é observado a partir da investigação realizada num importante período da história republicana do Brasil: o Estado Novo. A escolha do recorte se dá pela efetivação de uma ditadura e pelo tensionamento de forças que lançaram mão de artifícios para a efetivação de uma cartilha ideológica. Ponto nevrálgico deste processo é a produção de representações e imagens (acústicas) capazes de acessar o imaginário de um idealizado “povo brasileiro”. Os sambas-exaltação de Ary Barroso – destacadamente Aquarela do Brasil - são nossas fontes . Suas canções foram tomadas como meio de conformação de uma fala discursivo-musical que desenha e constrói o que se convencionou chamar de “povo brasileiro”.
Referência(s)