Artigo Acesso aberto Produção Nacional

O YOUTUBE COMO FONTE DE ENSINO DE EPIGENÉTICA

2024; Volume: 4; Issue: 4 Linguagem: Português

10.52832/jesh.v4i4.475

ISSN

2763-6119

Autores

Lucas Pinheiro Calado, Dácio Dacliélio Tenório da Silva, Jeniffer Gabrielly de Sousa Pereira, Melissa Aste Pereira Mendes, José Moura, Marcos Antônio Nóbrega de Sousa,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

A plataforma de vídeos do Youtube foi de grande importância durante a pandemia da COVID-19. Pois, neste momento, o uso dessa plataforma ganhou um aumento de usuários mundialmente. Neste mesmo período ocorreu a grande utilização da mesma pelos professores para apoio ao ensino remoto. Deste modo, o objetivo desta pesquisa foi analisar as videoaulas sobre o conteúdo de epigenética na plataforma do Youtube, que tinha como enfoque o ensino básico, para entender se o assunto está sendo bem trabalhado, sem possui informações corretas e nãoapresenta lacunas de conhecimento para o público-alvo. Esta pesquisa possui caráter quali-quantitativa com teor exploratório e descritivo. Os dados foram coletados através da plataforma digital Youtube (https://www.youtube.com), e a busca foi realizada, a partir das seguintes palavras chaves “epigenética” e “ensino básico”. Para a seleção das vídeos aulas foram utilizados os critérios de inclusão: videoaula publicada a partir do ano de 2019; mais de 10.000 visualizações; gravada em Língua Portuguesa; e enfoque em algum nível de ensino da Educação Básica. O Youtube passou a ser muito utilizado, e quando atrelado ao ensino se tornou uma ferramenta didática poderosa. No entanto, os dados mostram que o tema está sendo pouco explorado por criadores de conteúdo nesta plataforma, pois o ensino da genética ainda é um desafio para alguns professores do ensino básico, por conta do nível de abstração e descontextualização com a realidade dos alunos, a tornando assim, de difícil compreensão para muitos.

Referência(s)