
Atendimento odontológico em um adolescente com síndrome de DiGeorge: Relato de caso
2024; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 13; Issue: 12 Linguagem: Português
10.33448/rsd-v13i12.47539
ISSN2525-3409
AutoresGiselly França dos Santos Nery, Robinson Felipe Santana da Silva, André Barbosa, Nayara Nascimento de Melo, Arnaldo de França Caldas Júnior, Roberto Carlos Mourão Pinho,
Tópico(s)Pectus Deformity Diagnosis and Treatment
ResumoA Síndrome de DiGeorge é uma imunodeficiência congênita primária na qual o timo está ausente ou subdesenvolvido, normalmente não é hereditária. Algumas anomalias caracterizam esta síndrome sendo as mais comum a doença cardíaca, as glândulas paratireoides subdesenvolvidas, traços faciais bastantes característicos, fendas palatinas e a ausência do timo ou sua má formação causando diversas infecções de repetição. O intuito deste trabalho é relatar um caso de um adolescente com deleção do cromossomo 22, mostrando que é possível concluir seu atendimento odontológico, mesmo com dificuldade, porém usando técnicas de condicionamento, sedação consciente e o método inicial usado foi o de Dizer-Mostrar-Fazer. Neste caso em específico, foram realizados procedimentos odontológicos como: restaurações, exodontia de dente decíduo, medidas preventivas, orientação de higiene e principalmente tentando deixar o ambiente mais familiarizado para este paciente que já chegou com traumas de um atendimento anterior. Foi otimizado também técnicas humanizadas com direito a reforço positivo e estimulação emocional para o paciente e para a família ficar menos ansiosos. Pode-se finalizar dizendo que a humanização, o respeito aos limites do paciente, as técnicas não farmacológicas e a sedação medicamentosa foram fundamentais para a conclusão do tratamento desde adolescente, ficando evidente que mesmo no desafio do atendimento é possível criam vínculo e concluir o tratamento odontológico.
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