Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Contribuições dos jogos eletrônicos na formação de professores de educação física

2024; Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte; Volume: 46; Linguagem: Português

10.1590/rbce.46.e20230091

ISSN

2179-3255

Autores

Rodrigo Tavares Nunes, Alan Queiroz da Costa, Ana Paula da Silva, Pedro Henrique Bezerra da Silva, Marcelo Soares Tavares de Melo,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

RESUMO O objetivo desta pesquisa foi analisar as contribuições teórico-metodológicas dos jogos eletrônicos na formação de professores em um curso de Licenciatura em Educação Física. Optamos por uma abordagem qualitativa e pela Hermenêutica-Dialética como método, cujo princípio central é a comunicação, abordada nesta pesquisa por meio de uma entrevista semiestruturada com os professores na formação inicial em Educação Física em uma universidade pública. Concluímos que os jogos eletrônicos trazem contribuições teórico-metodológicas para a formação de professores de Educação Física. Eles estão presentes na vida dos estudantes como também nos cursos de formação inicial. Revelamos, nesta pesquisa, possibilidades de trabalho com esses jogos na prática pedagógica dos professores.

Referência(s)