Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Educação física escolar e interseccionalidades: da coeducação ao antirracismo na experiência mimética com a juventude

2024; Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte; Volume: 46; Linguagem: Português

10.1590/rbce.46.e20240046

ISSN

2179-3255

Autores

Luciano Nascimento Corsino, Samara Moura Barreto de Abreu, Luciana Venâncio, Luiz Sanches Neto, Willian Lazaretti da Conceição,

Tópico(s)

Race, Identity, and Education in Brazil

Resumo

RESUMO O presente trabalho discute a relação entre coeducação e antirracismo na educação física escolar. O objetivo é transitar em análise teórico-empírica sobre educação física escolar e interseccionalidade ao situar a experiência mimética de tematização das relações raciais nas aulas de educação física por meio de um relato autobiográfico docente, cujo investimento metodológico permeia saberes-fazeres autorreferenciados na construção de artefatos narrativos em situação de ensino com os (as) discentes. Afirmamos, portanto, a necessidade de conceber a interseccionalidade como paradigma para a análise e compreensão dos fenômenos sociais na educação física escolar estabelecendo nexos de reflexividade crítica em consonância de conscientização pela relação da dodiscência.

Referência(s)