Dos LEDs aos pulsares: um experimento interativo de baixo custo para o ensino de astronomia e astrofísica na escola
2024; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 16; Issue: 13 Linguagem: Português
10.55905/cuadv16n13-011
ISSN1989-4155
AutoresLucas C. F. Ferreira, Vanessa Carvalho de Andrade, Michel Corci Batista, Rodolfo Langhi,
Tópico(s)Education and Technology Integration
ResumoCada vez mais, as tecnologias estão presentes nas salas de aula e no ambiente escolar. A presença do smartphone em sala de aula já é uma realidade para muitas escolas do Brasil e do mundo. Com o acesso a experimentos interativos em sala de aula, simulações, fotografias, vídeos, softwares e componentes eletrônicos, os estudantes podem explorar conceitos complexos, compreender processos e encarar o universo de maneira prática e inspiradora. Neste trabalho partiremos da funcionalidade de circuitos eletrônicos simples, como um circuito LED blinker, para relacionar com conceitos astronômicos e astrofísicos de pulsares, técnicas de detecção e radioastronomia. O enfoque do trabalho está na proposta de um experimento interativo, acessível e de baixo custo, para o ensino de astronomia e astrofísica através de componentes eletrônicos, uso de smartphones e análise de dados a partir de softwares livres. Trata-se de uma proposta didática que busca envolver ativamente os estudantes no processo experimental, de forma que consigam relacionar os conteúdos escolares com a investigação e resolução de problemas em situações reais.
Referência(s)