Artigo Acesso aberto

Dos LEDs aos pulsares: um experimento interativo de baixo custo para o ensino de astronomia e astrofísica na escola

2024; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 16; Issue: 13 Linguagem: Português

10.55905/cuadv16n13-011

ISSN

1989-4155

Autores

Lucas C. F. Ferreira, Vanessa Carvalho de Andrade, Michel Corci Batista, Rodolfo Langhi,

Tópico(s)

Education and Technology Integration

Resumo

Cada vez mais, as tecnologias estão presentes nas salas de aula e no ambiente escolar. A presença do smartphone em sala de aula já é uma realidade para muitas escolas do Brasil e do mundo. Com o acesso a experimentos interativos em sala de aula, simulações, fotografias, vídeos, softwares e componentes eletrônicos, os estudantes podem explorar conceitos complexos, compreender processos e encarar o universo de maneira prática e inspiradora. Neste trabalho partiremos da funcionalidade de circuitos eletrônicos simples, como um circuito LED blinker, para relacionar com conceitos astronômicos e astrofísicos de pulsares, técnicas de detecção e radioastronomia. O enfoque do trabalho está na proposta de um experimento interativo, acessível e de baixo custo, para o ensino de astronomia e astrofísica através de componentes eletrônicos, uso de smartphones e análise de dados a partir de softwares livres. Trata-se de uma proposta didática que busca envolver ativamente os estudantes no processo experimental, de forma que consigam relacionar os conteúdos escolares com a investigação e resolução de problemas em situações reais.

Referência(s)