Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

ENTRE RIOS, VEREDAS E FLORESTAS: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E ACESSO À FORMAÇÃO SUPERIOR NA AMAZÔNIA

2024; Centro de Estudos Educação e Sociedade; Volume: 45; Linguagem: Português

10.1590/es.284669

ISSN

1678-4626

Autores

Leonardo Zenha Cordeiro, Raquel da Silva Lopes,

Tópico(s)

Rural and Ethnic Education

Resumo

RESUMO O trabalho traz uma reflexão sobre a importância da educação a distância (EaD) como dispositivo de democratização do acesso à educação superior na Amazônia paraense com qualidade acadêmica e compromisso político e social, a partir de uma experiência de formação continuada em formato híbrido com uso de plataformas livres. A análise da experiência relatada aponta a necessidade de a universidade pública assumir, de fato, a centralidade da presença nos infoespaços educacionais abertos pelas características sociogeográficas da região em contraposição à ação predatória de conglomerados empresariais privados cuja ânsia por acumulação improdutiva tem condenado centenas de comunidades a um perverso círculo vicioso de reprodução da pobreza pela repetição de padrões geradores de desigualdade socioeducacionais.

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