Propostas pedagógicas para a discussão do tema COVID-19 no ensino de ciências por investigação

2024; Editora Univates; Volume: 21; Issue: 13 Linguagem: Português

10.54033/cadpedv21n13-016

ISSN

1983-0882

Autores

Eduarda Paes Fontoura Alves dos Santos, S Ferreira, Jackson Ronie Sá-Silva, Vitória Raquel Pereira de Souza,

Tópico(s)

Evasion and Academic Success Factors

Resumo

Aulas de Ciências no ensino fundamental são momentos de aprendizagem para a cidadania. A pandemia da COVID-19 constitui-se como um objeto de conhecimento que precisa ser tematizado nas aulas de Ciências. Apresenta-se uma proposta pedagógica voltada para o Ensino de Ciências por Investigação que propõe estimular a discussão do tema da COVID-19. Utilizou-se as metodologias da pesquisa bibliográfica e documental para a construção de duas propostas pedagógicas: Sala de Aula Invertida e Aulas Mão na Massa. Foram catalogados artigos, livros, capítulos de livros e monografias que informam sobre o tema do ensino de Ciências e da educação em saúde na discussão do vírus da COVID-19. As propostas pedagógicas contribuirão incitar a dimensão professoral da criticidade para o exercício de um ensino de Ciências investigativo para a melhoria das aulas ao estimularem os professores a ministrarem aulas contextualizadas e conectadas à educação em saúde cidadã na superação dos problemas epidemiológicos, sociais, culturais, políticos, econômicos e educacionais advindos da pandemia da COVID-19.

Referência(s)
Altmetric
PlumX