Guia de escolha dos livros didáticos de ciências: uma reflexão socioambiental através da análise do tema “Consumo Sustentável”
2024; Editora Univates; Volume: 21; Issue: 13 Linguagem: Português
10.54033/cadpedv21n13-030
ISSN1983-0882
AutoresHellen Priscila Paiva Kuchake, Felipe Fontana, Irene Yukiko Kimura,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoO artigo focaliza a análise de como o tema "Consumo Sustentável" é abordado nos livros didáticos de Ciências para os anos finais do Ensino Fundamental, em escolas do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Goioerê, Paraná. O estudo busca destacar a importância da inclusão desse tema para promover uma educação voltada à sustentabilidade e à consciência ambiental. Essa pesquisa ressalta a relevância do "Consumo Sustentável" em um contexto educacional, inserido no ensino de Ciências como parte da Educação Ambiental (EA). Essa inclusão visa responder aos desafios ambientais contemporâneos, incentivando práticas de consumo mais conscientes e a formação de cidadãos críticos e responsáveis. O "Consumo Sustentável" é descrito como o uso de bens e serviços que atendem às necessidades básicas e proporcionam melhor qualidade de vida, minimizando o uso de recursos naturais e materiais tóxicos, a geração de resíduos e a emissão de poluentes, sem comprometer as necessidades das futuras gerações. O estudo é justificado pela importância de abordar a temática de "Consumo Sustentável" nas escolas, considerando que muitos livros didáticos tratam o tema de forma insuficiente. O estudo também visa contribuir para uma escolha mais consciente dos livros didáticos por parte dos professores, alinhada às necessidades de um ensino afeto à sustentabilidade. O principal objetivo do artigo é o de identificar como o "Consumo Sustentável" é abordado nos livros didáticos de Ciências utilizados nas escolas do NRE de Goioerê. Outros objetivos incluem a avaliação da abordagem didática e a elaboração de um guia para ajudar na escolha de livros didáticos que melhor atendam à proposta de educação ambiental sustentável. A metodologia do trabalho é exploratória e qualitativa, com análise de conteúdo dos livros didáticos e a aplicação de questionários a professores de Ciências inscritos no NRE supracitado. A análise de conteúdo seguiu procedimentos de categorização, conforme proposto por autores como Bardin e Facchini, para identificar a profundidade e a abordagem dos conteúdos sobre "Consumo Sustentável". Como principais resultados, destacamos que o tema "Consumo Sustentável" é tratado de forma limitada nos livros didáticos, geralmente mais presente no 6º ano e ausente ou superficialmente inserido nos anos seguintes. As conclusões destacam a necessidade de uma maior atenção dos educadores na escolha dos materiais, buscando alternativas complementares para preencher as lacunas deixadas pelos livros e promover uma formação mais integrada e crítica dos alunos .
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