Guia de gestão da informação para empresas juniores: estudo de caso no centro tecnológico da Universidade Federal de Santa Catarina
2023; UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA; Linguagem: Português
10.22478/ufpb.2236-417x.2023v13n1.63508
ISSN2236-417X
AutoresMariene Alves do Vale, Ana Clara Cândido, Antônio Rodrigues de Andrade,
Tópico(s)Competitive and Knowledge Intelligence
ResumoO artigo objetiva apresentar características da gestão da informação em empresas juniores, que são associações civis sem fins lucrativos, geridas exclusivamente por estudantes de graduação e vinculadas à uma Instituição de Ensino Superior. Geralmente, suas equipes não ultrapassam 30 membros e a permanência média é de 18 meses, havendo uma rotatividade que prejudica o uso da informação para a compreensão do ambiente, para a construção de novos conhecimentos e a tomada de decisões. Os dados foram obtidos por meio da aplicação de questionários, entrevistas com diretores, análise documental e observação assistemática, e analisados a partir da análise temática. Observou-se que as participantes não possuem uma gestão da informação estruturada, mas há iniciativas que auxiliam a obtenção, armazenamento, desenvolvimento de produtos, disseminação e descarte de informações. Além disso, alguns fatores referentes à gestão em geral mostraram-se relevantes para uma adequada gestão da informação, são o caso da cogestão, da cultura organizacional e dos relacionamentos estabelecidos pela empresa júnior. Foi construído um guia baseado nas práticas bem-sucedidas das empresas pesquisadas e nos modelos de gestão da informação difundidos na literatura científica da área. O material contribui para o planejamento e a execução de processos internos e consultorias, visto o papel da informação no ambiente de negócios. Consequentemente, beneficia a rede da qual a empresa faz parte e impacta positivamente no desenvolvimento de todo o seu ecossistema.
Referência(s)