Roda de conversa com familiares acerca da saúde mental infantil no contexto escolar

2024; Editora Univates; Volume: 21; Issue: 13 Linguagem: Português

10.54033/cadpedv21n13-062

ISSN

1983-0882

Autores

Michele Bulhosa de Souza, Luana Ribeiro Borges, Betina Loitzenbauer da Rocha Moreira,

Tópico(s)

Education during COVID-19 pandemic

Resumo

Este estudo teve por objetivo analisar a percepção dos familiares de escolares após a participação em uma roda de conversa acerca da saúde mental infantil no contexto escolar. Caracterizado como um estudo qualitativo, descritivo e exploratório, realizado em setembro de 2022, com oito familiares participantes das rodas desenvolvidas em uma escola estadual do Rio Grande do Sul. A coleta de dados ocorreu por meio de uma entrevista individual semiestruturada. Os dados passaram pela análise de conteúdo de Bardin. Evidenciou-se que a roda de conversa foi considerada satisfatória ao proporcionar orientação, esclarecimento de dúvidas, compartilhamento de preocupações e experiências entre as participantes. A temática saúde mental infantil foi considerada pertinente, especialmente devido ao contexto vivenciado pelas crianças e suas famílias na pandemia. Ainda, algumas participantes apontaram a necessidade de aumento do tempo da roda e de receber apoio da escola e orientação para um diálogo sensível com as crianças, escutando e acolhendo suas necessidades. As rodas de conversa parecem ter potencial para promover espaços de diálogo e cuidado compartilhado entre escola e família a respeito da saúde mental dos escolares, por ser um espaço de fortalecimento e acolhimento mútuos.

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