Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Formação acadêmica e cidadã: práticas pedagógicas e relatos de experiência em ensino superior na Escola de Arquitetura da UFMG

2024; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; Volume: 28; Linguagem: Português

10.5902/2236499487708

ISSN

2236-4994

Autores

Helena Szabo Goes Corrêa, Juliana Luquez,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

O trabalho apresenta algumas reflexões acerca das práticas pedagógicas na formação acadêmica e cidadã no ensino superior. O texto reúne relatos de experiência de uma docente do Departamento de Urbanismo da Escola de Arquitetura e uma estudante do curso de Turismo do Instituto de Geociências, ambas vinculadas a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que desenvolvem um projeto institucional sobre racialidade e espaço. O projeto propõe atividades pedagógicas e ações acadêmicas nos campos do ensino, da pesquisa e da extensão, sendo aqui discutido como estas foram estruturadas para fomentar na formação de estudantes de ensino superior o evento racial para a compreensão da produção do espaço e na estruturação das cidades brasileiras, com especial foco para Belo Horizonte (Minas Gerais, Brasil) a partir do acervo do Museu dos Quilombos e Favelas Urbanos (Muquifu).

Referência(s)
Altmetric
PlumX