Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Coordenadoras pedagógicas iniciantes: a formação e os desafios da função no Maranhão

2024; UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ; Volume: 9; Linguagem: Português

10.25053/redufor.v9.e14212

ISSN

2448-3583

Autores

Camila Castro Diniz, Lélia Cristina Silveira de Moraes,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

Este artigo busca analisar a formação e os desafios existentes na mudança da função de professora para a de coordenadora pedagógica, no Maranhão. Tomamos como referência algumas constatações extraídas de uma pesquisa de Mestrado[1], de natureza qualitativa e exploratória, pautada no método histórico-dialético, concluída no ano de 2018. O aporte teórico teve a contribuição de: Lima (2017); Melo (2015), entre outros. Os achados desse estudo, que recorreu a entrevistas semiestruturadas realizada com três coordenadoras pedagógicas, de Rosário e Santa Inês, no Maranhão, apontam que, quando iniciantes, além de questões burocráticas e emergenciais estas coordenadoras enfrentaram outros desafios, como: ausência de formação específica, falta de autonomia e relacionamento interpessoal. Concluímos que mais políticas de apoio e de valorização devem ser construídas para que a identidade e prática destes profissionais sejam consolidadas nas escolas [1] Mestrado em Educação, do Programa de Pós- Graduação em Educação, da Universidade Federal do Maranhão (PPGE- UFMA).

Referência(s)
Altmetric
PlumX