Uma Escultora Negra ao Sul do Brasil

2024; UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS; Volume: 9; Issue: especial Linguagem: Português

10.15210/clio.v9iespecial.27918

ISSN

2527-0524

Autores

Guilherme Susin Sirtoli, Carolina Fogaça Tenotti,

Tópico(s)

Race, Identity, and Education in Brazil

Resumo

O presente trabalho visa abordar um recorte da trajetória da artista pelotense Judith Bacci, a partir de uma análise de sua obra ‘Mãe Preta Amamentando Menino Branco’ de 1988, presente no acervo do Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (MALG). A obra de Judith Bacci reflete as complexas relações sociais da época, com raízes no Brasil colonial, lançando uma crítica social ao ambiente em que a artista viveu enquanto mulher negra. Destacamos o impacto contínuo da obra de Bacci, exemplificado pela inclusão de suas produções em exposições contemporâneas dedicadas a artistas negros do Brasil. Isso ilustra a relevância duradoura da artista e sua capacidade de gerar discussões sobre a representatividade de artistas negras, bem como suscitando reflexões sobre questões raciais que permeiam a sociedade brasileira.

Referência(s)