Artigo Acesso aberto

Mulheres, educação e gênero: desafios históricos e contemporâneos

2024; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 17; Issue: 13 Linguagem: Português

10.55905/revconv.17n.13-060

ISSN

1988-7833

Autores

Raphael Soares Tinoco, Isabella Gomes da Silva Muylaert Monteiro de Castro, Joana Campinho Rabello Corte Real Delgado, Maria José Gomes da Silva Castro, Bianca Gomes da Silva Muylaert Monteiro de Castro, Shirlena Campos de Souza Amaral,

Tópico(s)

Gender, Sexuality, and Education

Resumo

As relações de gênero constituem um tema central nas discussões sobre cidadania e igualdade social, especialmente no campo educacional, onde as identidades de gênero são frequentemente naturalizadas e reproduzidas. Este artigo analisa as relações de gênero sob a perspectiva da educação, destacando seu papel como ferramenta essencial para desconstruir estereótipos e promover uma sociedade mais inclusiva e democrática. Parte-se da compreensão de gênero como uma construção social e cultural, desvinculada de determinações biológicas, e explora-se como essas construções refletem em desigualdades históricas, tanto no acesso das mulheres à educação quanto na sua inserção no mercado de trabalho e na política. O trabalho também enfatiza o papel da escola e dos docentes na problematização de práticas e discursos que reforçam desigualdades, destacando a importância de abordagens pedagógicas que promovam o respeito à diversidade e à igualdade de oportunidades. Por fim, conclui-se que a inclusão da temática de gênero no ambiente escolar é imprescindível para fomentar uma educação crítica e cidadã, capaz de contribuir para a superação de barreiras sociais e a construção de uma sociedade equitativa.

Referência(s)