Cabaré, carnavandalização e festa: o Teatro171 na Zona Leste de Belo Horizonte (MG)
2024; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 42; Issue: 1 Linguagem: Português
10.22456/2236-3254.135462
ISSN2236-3254
AutoresMarcelo Eduardo Rocco de Gásperi, Michelle Melina Gleica Del Pino Nic Pereira,
Tópico(s)Urban Development and Societal Issues
ResumoEste artigo analisa práticas de criação artística de cabaré, perpassando por teóricos latino-americanos que abordam tal temática, como a autora Christina Streva (2017). O objetivo foi identificar o fenômeno da junção entre arte, festa, ativismo e demais ações realizadas em diferentes frentes no cenário artístico de Belo Horizonte (MG), tais como o Teatro171, parte central do objeto desta análise. Para isso, este trabalho trouxe os conceitos de Ileana Diéguez Caballero (2011) acerca de liminaridade e de communitas, bem como o termo de carnavandalização, neologismo que parte da contração da ideia de carnavalização vândala, usando aqui o vandalismo como um ato simbólico de destruição de monumentos, paradigmas e tabus. Com isso, tais aproximações conceituais buscam criar maior embasamento para as investigações de artistas que se aventuram em ações fora do eixo mercadológico mineiro.
Referência(s)