SURREALISMO E SUAS REVERBERAÇÕES
2024; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL; Volume: 39; Issue: 77 Linguagem: Português
10.22456/2238-8915.138803
ISSN2238-8915
AutoresNicole Alvarenga Marcello, Carlos Peláez Maciel,
Tópico(s)Literature, Culture, and Criticism
ResumoEste artigo discute como a criação poético-imagética surrealista configura tanto uma atitude estética quanto ética. Defende-se a perspectiva de que as práticas do surrealismo possibilitam a abertura a novos modos de subjetivação dos indivíduos pertencentes às sociedades ocidentalizadas, na medida em que questionam as dicotomias comumente estabelecidas, tais como: corpo-mente; consciente-inconsciente; humano-não-humano; natureza-sociedade; sujeito-objeto. Para isso, parte-se de uma discussão acerca da imagem surrealista, a partir do Primeiro Manifesto escrito por André Breton. Na sequência, discute-se também como a obra de Antonin Artaud e a de Hilda Hilst reverberaram algumas das propostas surrealistas, cada uma a seu modo. Evidencia-se, por fim, que os artistas e poetas que adotaram as práticas do surrealismo buscaram afetar tanto o campo da linguagem quanto da literatura, desestabilizando-os e, ao mesmo tempo, formando imagens novas e até aquele momento impensadas.
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