Artigo Acesso aberto

Cabaré-Encruzilhada: uma autoetnografia a dois

2024; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 42; Issue: 1 Linguagem: Português

10.22456/2236-3254.135445

ISSN

2236-3254

Autores

Cleber Braga, Ricardo Bertola Nolasco da Silva,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

No presente ensaio, os autores realizam uma autoetnografia sobre suas trajetórias na arte do cabaré, propondo um entrelaçamento de memórias, afetos e reflexões críticas que abarcam o período de quase duas décadas. Em sintonia com a Pedagogia da Encruzilhada, de Luís Rufino, é forjada aqui a noção de Cabaré-Encruzilhada: uma perspectiva cabareteira interessada no imbricamento das relações entre arte e vida, cultura popular e erudita, teatro e cidade. Por consequência, é possível constatar que está escrita não se restringe aos conteúdos autobiográficos que a disparam, enunciando a prática do cabaré enquanto fazer minoritário e burlando o universalismo e o racionalismo acadêmico.

Referência(s)
Altmetric
PlumX