Cabaré-Encruzilhada: uma autoetnografia a dois
2024; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 42; Issue: 1 Linguagem: Português
10.22456/2236-3254.135445
ISSN2236-3254
AutoresCleber Braga, Ricardo Bertola Nolasco da Silva,
Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoNo presente ensaio, os autores realizam uma autoetnografia sobre suas trajetórias na arte do cabaré, propondo um entrelaçamento de memórias, afetos e reflexões críticas que abarcam o período de quase duas décadas. Em sintonia com a Pedagogia da Encruzilhada, de Luís Rufino, é forjada aqui a noção de Cabaré-Encruzilhada: uma perspectiva cabareteira interessada no imbricamento das relações entre arte e vida, cultura popular e erudita, teatro e cidade. Por consequência, é possível constatar que está escrita não se restringe aos conteúdos autobiográficos que a disparam, enunciando a prática do cabaré enquanto fazer minoritário e burlando o universalismo e o racionalismo acadêmico.
Referência(s)