Artigo Acesso aberto

História e memória ou abandono e esquecimento?

2024; UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS; Volume: 16; Issue: 30 Linguagem: Português

10.15210/rmr.v16i30.25610

ISSN

2177-4129

Autores

Cláudia Alves, Cristiane Kozlowsky,

Tópico(s)

Rural and Ethnic Education

Resumo

O presente trabalho tem como propósito discutir a importância dos arquivos escolares tanto para a pesquisa em História da Educação quanto para o ensino na educação básica. A história da Escola Normal de Niterói e a construção do seu prédio insere-se no contexto de transformações do território urbano, no início do século XX. Compreendido como importante patrimônio que integra o conjunto arquitetônico da Praça da República, em Niterói, o prédio abriga um importante patrimônio documental. A documentação referente ao funcionamento da antiga Escola Normal, composta por fontes consideradas raras, encontra-se atualmente sob a guarda do Liceu Nilo Peçanha. O patrimônio documental não tem valor mercadológico, contudo abarca inestimável valor para a memória e para história da educação no Brasil. No contexto atual de crise do capitalismo, a educação consolidada na forma escolar sofre ataques, tanto por objetivos ideológicos, quanto econômicos. Sua memória é arrastada para a destruição.

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