Artigo Acesso aberto

Narrativas e personagens nos estudos brasileiros sobre o acolhimento institucional: uma revisão integrativa

2024; Volume: 42; Issue: 118 Linguagem: Português

10.7213/psicolargum.42.118.ao13

ISSN

1980-5942

Autores

Hans Peter Fuchs, Luiza Maria de Oliveira Braga Silveira,

Tópico(s)

Youth, Drugs, and Violence

Resumo

O Acolhimento Institucional (AI) é entendido enquanto uma medida protetiva de caráter provisório e excepcional, adotada diante da violação de direitos e da impossibilidade da criança ou adolescente permanecer com a sua família. Ao pesquisar na literatura as repercussões das mudanças na política de acolhimento nas últimas décadas, constata-se uma carência de estudos que integrem o conhecimento sobre a temática, sendo escassos estudos de revisão. Assim, esta pesquisa consiste em uma revisão integrativa da literatura que objetivou mapear e analisar os estudos sobre o AI de crianças e adolescentes no Brasil nos últimos 5 anos, tendo como enfoque quais os temas (narrativas) e quem são os sujeitos (personagens) das pesquisas nessa área, bem como refletir sobre as contribuições da Psicologia nesse campo. Após a definição dos critérios de inclusão/exclusão e utilização do fluxograma PRISMA para a seleção dos estudos, a amostra foi composta por 59 artigos, a partir da busca em três bases de dados (Scielo, BVS e Portal de periódicos CAPES). Os resultados, analisados nos dois eixos (narrativas e personagens), apontam para uma carência de relatos pela perspectiva dos próprios sujeitos do acolhimento; para uma patologização das crianças e dos adolescentes em situação de AI, assim como do próprio AI; e para conflitos relacionados aos papéis desempenhados pelos profissionais nesse contexto. Constata-se uma multiplicidade de enfoques das pesquisas sobre AI, congruente com a complexidade da discussão sobre essa temática. Porém, apesar dos avanços obtidos, evidenciam-se permanências e tensionamentos que apontam para um campo que demanda investigações constantes. Palavras-chave: Acolhimento Institucional; Crianças; Adolescentes; Psicologia.

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