Tecnologia Aplicada À Gestão De Documentos: Estudo De Caso Na Secretaria Acadêmica Da Escola Superior De Ciências Sociais (ESO) Com Foco No Sistema De Gestão Eletrônica De Documentos (SIGED)
2024; Volume: 29; Issue: 12 Linguagem: Português
10.9790/0837-2912020511
ISSN2279-0845
AutoresManuela Silva, Aderli Vasconcelos Simões, Orlem Pinheiro De Lima, Wladimir Leite Correia Filho, Paulo César Diniz de Araújo,
Tópico(s)Information Science and Libraries
ResumoEste artigo tem como objetivo analisar a aplicação do Sistema de Gestão Eletrônica de Documentos (SIGED) na gestão de documentos da Secretaria Acadêmica da Escola Superior de Ciências Sociais (ESO), descrevendo as funcionalidades do sistema e como elas contribuem para a gestão na instituição, além de identificar o impacto do SIGED na eficiência dos processos administrativos e tramitação de documentos acadêmicos. A pesquisa é de natureza básica e abordagem qualitativa, utilizando procedimentos de consulta bibliográfica e documental, com base em livros, artigos acadêmicos e documentos da secretaria. A coleta de dados foi realizada por meio da análise documental e observações diretas, permitindo uma compreensão do funcionamento do sistema na secretaria, permitindo a criação de fluxogramas e um quadro comparativo para melhor compreensão da tramitação dos documentos. Os resultados indicam que a implementação do SIGED contribui para a eficiência na gestão documental, promovendo a organização, a redução de atividades e recursos além do acesso facilitado aos documentos. Conclui-se que a importância da tecnologia na modernização dos processos administrativos evidencia que a gestão eficaz de documentos digitais é essencial para o cumprimento das atividades institucionais. A adoção de sistemas eletrônicos de gestão é um passo fundamental para a melhoria contínua das práticas administrativas nas instituições de ensino superior
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