
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E ENSINO DE HISTÓRIA NA PERSPECTIVA DECOLONIAL
2024; Volume: 6; Issue: 3 Linguagem: Português
10.36732/riep.v6i3.604
ISSN2674-5976
AutoresN. Lourenco, Luiz Fernando de Novaes Vianna, Renata Waleska de Sousa Pimenta, Renata Orlandi, Victória Gattass,
Tópico(s)Rural and Ethnic Education
ResumoO presente artigo apresenta uma proposta de ensino decolonial que articula conceitos no campo da Matemática e História, lançando o jogo de búzios e as tradições culturais do candomblé como referências. O objetivo é promover uma reflexão sobre um modelo de ensino que valorize saberes marginalizados e reconheça a diversidade cultural afro-brasileira. A metodologia empregada é interdisciplinar, entrelaçando conceitos de Etnomatemática e História sob uma perspectiva decolonial, subsidiada pela análise de documentos educacionais, a exemplo da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Como ferramenta de ensino-aprendizagem, a problematização do jogo de búzios, por sua vez, foi colocada em movimento em sua potência pedagógica na Educação Matemática. Os resultados indicam que a inclusão do jogo de búzios no processo de ensino-aprendizagem pode colaborar na desmitificação da Matemática, no processo de enaltecimento da diversidade cultural e no fortalecimento da noção de pertencimento identitário dos estudantes afro-brasileiros. Além disso, a proposta contribui para o desenvolvimento de competências atreladas ao pensamento crítico, à autonomia e ao respeito a saberes e fazeres interculturais. Conclui-se que a etnomatemática, dentro de uma abordagem decolonial, pode ser uma alternativa eficaz para romper com o racismo epistêmico no ensino da Matemática e da História, promovendo uma Educação mais inclusiva e significativa, que reconhece e exalta as tradições culturais afro-brasileiras.
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