
O Ensino de Física moderna e contemporânea sob perspectivas Vigotskianas: uma análise de teses e dissertações (1972-2019)
2024; UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; Volume: 30; Linguagem: Português
10.1590/1516-731320240051
ISSN1980-850X
AutoresCarla Nayelli Terra, B. Duarte,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoResumo: Este artigo trata de uma pesquisa do tipo Estado da Arte cujo objetivo foi identificar e analisar as dissertações e teses defendidas no período de 1972 a 2019, que usaram como referencial o autor Vigotski e que trataram de práticas pedagógicas sobre ensino de Física Moderna e Contemporânea para o Ensino Médio. Os trabalhos foram classificados por meio de descritores de análise, institucionais e pedagógicos, para a compreensão das principais características das pesquisas. Foram localizadas 34 pesquisas dentro desse escopo, das quais a maioria abordou práticas escolares relacionadas à Astronomia e Cosmologia, Física Quântica e Física Nuclear. Sobre os Modelos Pedagógicos, foram encontradas 18 pesquisas alinhadas ao modelo CTS e 16 práticas construtivistas. Esses modelos utilizam métodos e estratégias de ensino que estão próximos à Teoria Sociocultural de Vigotski, e quatro, com estratégias de ensino antagônicas às vigotskianas.
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