Artigo Acesso aberto

A POTÊNCIA DO SORRIR

2024; UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE; Volume: 13; Issue: 3 Linguagem: Português

10.18616/ce.v13i3.8445

ISSN

2317-2452

Autores

Gilberto Silva dos Santos, Grace Da Ré Aurich, Virgínia Crivellaro Sanchotene,

Resumo

Como pensar uma educação (matemática) capaz de adiar o fim do mundo? A partir do sorriso afirmador com a perspectiva nietzschiana, propomos uma escrita que se tornou possível mediante o encontro com estudantes de um quarto ano, em uma cidade brasileira. A partir de sentidos e significados produzidos em aulas de matemática, com utilização de recursos tecnológicos e a inserção de modos de pensar equacionamentos, perspectivamos maneiras – sorridentes – de produzir e estar com uma educação matemática. Com as escritas das e dos estudantes – através de um poema – afirmamos e sorrimos com uma educação matemática e uma escola básica – e pública - no exercício de inventariar educações (matemáticas) para adiar o fim do mundo.

Referência(s)
Altmetric
PlumX