Artigo Acesso aberto Revisado por pares

A Study on the impact of digital marketing on export growth

2024; Volume: 48; Issue: 2 Linguagem: Português

10.33148/cetropv48n2(2024)2338

ISSN

2526-9372

Autores

Abdul Moiz Sarwari, Juma Rasuli,

Tópico(s)

Innovations and Analysis in Business and Education

Resumo

O principal objetivo do marketing é ajudar empresas a aumentar o seu desempenho, colocando seus bens e serviços à disposição dos clientes. Atualmente, empresas competem intensamente entre si para se expandirem e garantirem sua existência a longo prazo no mercado. De acordo com o estudo de Ayyagari, Beck e Demirgüç (2007), a expansão das empresas é crucial para a economia de cada nação como um todo, pelo que devem ser levados em conta também fatores motivacionais adicionais. O recrutamento e a fidelização de clientes são essenciais para muitas empresas afegãs que exportam mercadorias para a Índia. Consequentemente, para atrair clientes em toda a Índia, incluindo nas zonas rurais, as empresas devem ter um objetivo e uma estratégia de marketing claros. Os comerciantes afegãos sempre se basearam no marketing boca-a-boca para divulgar seus produtos e serviços. O paradigma do marketing mudou, deixando de ser o fornecimento de conectividade e passando a ser a venda de mercadorias, à medida que o marketing digital ganhou proeminência. As melhorias tecnológicas, os novos canais de marketing e a mudança em curso no ambiente midiático contribuíram para esta transformação (Bhattacharya e Bolton, 2000). O objetivo deste estudo é determinar o efeito do marketing digital no crescimento das exportações do Afeganistão para a Índia. Criamos o modelo de regressão linear simples para compreender melhor como o marketing digital afeta o crescimento das exportações e as vendas. Os dados, tanto a nível quantitativo como qualitativo, foram recolhidos através de um questionário semi-estruturado e a dimensão da amostra foi de 60 comerciantes. Palavras-chave: Marketing digital. Estratégia de marketing. Taxa de crescimento das exportações. Aumento das vendas. Experiências da empresa. Fatores.

Referência(s)
Altmetric
PlumX