Ensino de disfunções sexuais masculinas na graduação em medicina

2024; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 17; Issue: 13 Linguagem: Português

10.55905/revconv.17n.13-097

ISSN

1988-7833

Autores

Djalma Ribeiro Costa,

Tópico(s)

Gender, Sexuality, and Education

Resumo

As disfunções sexuais masculinas (DSM) são prevalentemente associadas ao envelhecimento e a condições de saúde como diabetes e hipertensão, impactando a qualidade de vida dos homens. Este estudo tem como objetivo relatar a experiência de alunos do oitavo período do curso de Medicina de uma instituição superior sobre a educação referente às DSM, integrando teorias de ensino com suas impressões de aulas práticas e teóricas ministradas por professores de urologia. Utilizou-se uma metodologia qualitativa através de entrevistas anonimizadas e análise temática. Os resultados demonstram que, embora as aulas tenham sido consideradas relevantes e bem estruturadas, houve a necessidade de aprofundar tópicos cruciais como disfunção erétil e ejaculação precoce. Os alunos ainda enfrentaram desafios significativos no atendimento clínico, incluindo a falta de pacientes e a abordagem de temas sensíveis. Contudo, relataram segurança nas orientações recebidas e reconheceram o valor de integrar aspectos da sexualidade na formação médica. Conclui-se que a educação médica sobre DSM deve ser aprimorada, com maior ênfase na prática clínica e no uso de métodos pedagógicos inovadores, visando preparar melhor os futuros médicos para abordar esses problemas de saúde. Essa formação é essencial para a promoção da saúde sexual masculina e a melhoria da qualidade de vida dos pacientes.

Referência(s)