Artigo Acesso aberto Produção Nacional

ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: a percepção de diretores escolares sobre os (possíveis) efeitos nas políticas educacionais municipais

2024; UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; Volume: 22; Linguagem: Português

10.69532/2178-4442.v22.74681

ISSN

2178-4442

Autores

DJALMA DOS SANTOS MACHADO, Ricardo Alexandre Marangoni,

Tópico(s)

Education and Vocational Training

Resumo

O estudo objetivou analisar a percepção de diretores escolares sobre os (possíveis) efeitos do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) nas políticas educacionais de um município do interior do Estado de São Paulo. Contou com o suporte teórico de Soares e Xavier (2013), Pessin e Deps (2020), Höfling (2001), entre outros. De abordagem qualitativa, aplicou-se um questionário composto de questões fechadas e abertas. A partir da análise dos dados coletados, foi possível concluir que existe uma dissonância entre algumas considerações dos diretores e os desdobramentos do Ideb no desenvolvimento de políticas educacionais locais. Também chama-se a atenção para o fato de as políticas responsabilizarem as escolas e seus profissionais, sem levar em conta as profundas e históricas desigualdades sociais. Logo, o Ideb pouco vem contribuindo com a melhoria da qualidade da educação.

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