
ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: a percepção de diretores escolares sobre os (possíveis) efeitos nas políticas educacionais municipais
2024; UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; Volume: 22; Linguagem: Português
10.69532/2178-4442.v22.74681
ISSN2178-4442
AutoresDJALMA DOS SANTOS MACHADO, Ricardo Alexandre Marangoni,
Tópico(s)Education and Vocational Training
ResumoO estudo objetivou analisar a percepção de diretores escolares sobre os (possíveis) efeitos do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) nas políticas educacionais de um município do interior do Estado de São Paulo. Contou com o suporte teórico de Soares e Xavier (2013), Pessin e Deps (2020), Höfling (2001), entre outros. De abordagem qualitativa, aplicou-se um questionário composto de questões fechadas e abertas. A partir da análise dos dados coletados, foi possível concluir que existe uma dissonância entre algumas considerações dos diretores e os desdobramentos do Ideb no desenvolvimento de políticas educacionais locais. Também chama-se a atenção para o fato de as políticas responsabilizarem as escolas e seus profissionais, sem levar em conta as profundas e históricas desigualdades sociais. Logo, o Ideb pouco vem contribuindo com a melhoria da qualidade da educação.
Referência(s)