
Ensino Médio Integrado, arranjos produtivos locais e empreendedorismo
2024; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA; Volume: 27; Linguagem: Português
10.5212/olharprofr.v.27.23214.054
ISSN1984-0187
AutoresLeticia Verona Balduino da Silva, Katharine Ninive Pinto Silva,
Tópico(s)Education and Public Policy
ResumoO presente artigo aborda resultados de pesquisa desenvolvida em Mestrado em Educação e tem por objetivo analisar a relação entre Ensino Médio Integrado ofertada pela Rede Estadual de Educação de Pernambuco, os arranjos produtivos locais e a ênfase curricular no empreendedorismo. Realizamos análise documental e entrevistas semiestruturadas com educadores de Escola Técnica Estadual da cidade de Goiana-PE. Identificamos que, apesar de haver uma busca em estabelecer uma relação entre os cursos técnicos integrados ao Ensino Médio e os Arranjos Produtivos Locais, há ausência de carga horária para a realização de estágio, devido à jornada em tempo integral e à precariedade dos espaços e materiais. Como saída, a ênfase no empreendedorismo se coloca como elemento mediador entre formação profissional e técnica e o mercado de trabalho, se apresentando como alternativa ao desemprego, como mecanismo de conformação ideológica as contradições socialmente produzidas.
Referência(s)