Análise ergonômica das condições de trabalho dos Técnicos Administrativos em Educação (TAEs) lotados na FACAP da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR)
2024; Editora Univates; Volume: 21; Issue: 13 Linguagem: Português
10.54033/cadpedv21n13-151
ISSN1983-0882
AutoresThiago Grisolia Fernandes, Nelson Ferreira-Jr.,
Tópico(s)Occupational Health and Burnout
ResumoAtualmente, profissionais da área administrativa enfrentam uma variedade de desafios, como o avanço tecnológico e a dinâmica do trabalho em equipe, que exigem maior capacidade de adaptação, resiliência, criatividade e dedicação, além da gestão eficaz do estresse ocupacional. Nesse contexto, o objetivo deste estudo foi compreender os riscos ergonômicos aos quais os servidores técnico-administrativos da FACAP estão expostos em suas rotinas de trabalho na Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), Campus Sede. A pesquisa foi conduzida por meio de uma abordagem qualitativa e descritiva, envolvendo a participação ativa dos servidores. Para a coleta de dados e informações, foram utilizados o sistema OWAS (Ovako Working Posture Analysis System) e o questionário de percepção da Escala de Estresse no Trabalho (EET). Os resultados mostraram que, embora a maioria dos postos esteja ergonomicamente adequada, existem exceções que podem causar desconforto e, potencialmente, aumentar o estresse, especialmente entre os participantes do gênero masculino, por conta da sua morfologia. A análise postural indica que, embora não haja necessidade imediata de intervenções corretivas, alguns respondentes podem experienciar desconforto devido à inadequação do mobiliário. Assim, recomenda-se que intervenções específicas sejam implementadas para aqueles que apresentam níveis mais altos de estresse, como R2 e R4, para mitigar os fatores estressores e promover um ambiente de trabalho mais saudável e equilibrado.
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