Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Banco de dados geotécnico georreferenciado dos subleitos de rodovias federais localizadas no Estado do Ceará

2024; Postgraduate Program in Tourism of the Federal University of Rio Grande do Norte; Volume: 10; Issue: 2 Linguagem: Português

10.21680/2447-3359.2024v10n2id34913

ISSN

2447-3359

Autores

Amanda Maria Gomes Sales Silvestre, Dion Teixeira Saraiva, Menderson Augusto Gadelha Cavalcante, Mariana Gonçalves da Silva, Suelly Helena de Araújo Barroso, Antônio Júnior Alves Ribeiro,

Tópico(s)

Geotechnical and construction materials studies

Resumo

Este artigo apresenta uma análise de dados de subleitos que foram fornecidos pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), em formato de relatórios analógicos. As informações foram digitalizadas e transformadas em um banco de dados geotécnicos georreferenciados, através do Microsoft Excel e QGIS Desktop 3.28.9, possibilitando verificações dos resultados e correções de erros de classificação dos solos, dando início à construção de uma plataforma digital para o conhecimento prévio das características geotécnicas de determinadas regiões do Estado, bem como, a geração de modelos e mapas temáticos. A planilha analisada contém: identificação de estudo geotécnico, rodovia, estaca, coordenadas UTM, profundidade de coleta, umidade ótima, massa específica seca máxima, California Bearing Ratio (CBR), expansão, limite de liquidez, índice de plasticidade, granulometria, observações relativas às peculiaridades dos solos analisados, índice de grupo e classificação da American Association of State Highway and Transportation Officials (AASHTO). A análise dos resultados foi feita com a geração de tabelas e gráficos dinâmicos, constatando-se que, de acordo com o CBR, os materiais analisados têm comportamento mecânico adequado para serem utilizados em subleitos de rodovias, e que a classificação da AASHTO consegue prever adequadamente o comportamento mecânico dos solos do Estado do Ceará.

Referência(s)