Discurso e prática na geografia humana
2024; Editora da Geografia; Volume: 4; Issue: 39 Linguagem: Português
10.47456/geo.v4i39.47097
ISSN2175-3709
AutoresErica Schoenberger, Ana Bárbara Barros, Leandro Bruno Santos,
Tópico(s)Geographic Information Systems Studies
ResumoEste artigo analisa o modo como nosso discurso disciplinar molda nossas práticas materiais enquanto pesquisadores e nossas formas de pensar. Utiliza como estudo de caso o termo “competitividade”, considerando suas origens e significados dentro da economia e dos negócios, a forma como estes significados são importados para nosso próprio trabalho e as consequências de uma aceitação acrítica da validade e do significado do termo. O artigo analisa dois exemplos de discurso em ação, questionando em que medida a “competitividade” da Nike depende do acesso à mão de obra de baixo custo em locais de produção em países estrangeiros e se a “competitividade” de Baltimore seria prejudicada pela adoção de um “salário-mínimo digno” como o mínimo local. O artigo argumenta sobre a necessidade de analisar a nós mesmos como atores sociais e históricos e de avaliar a maneira como trabalhamos e usamos a linguagem para fortalecer nossa pesquisa e melhorar a posição da disciplina.
Referência(s)