Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Estratégias para a inclusão de estudantes com deficiências na educação física escolar

2024; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Linguagem: Português

10.22456/1982-8918.124293

ISSN

1982-8918

Autores

Aline Basso-Braz, Melina Radaelli Gatti, Mey A. van Munster, Maria da Piedade Resende da Costa,

Tópico(s)

Physical Education and Sports Studies

Resumo

O objetivo do estudo foi analisar a produção do conhecimento nacional e internacional referente às estratégias de ensino voltadas à inclusão dos estudantes com deficiência (ECD) nas aulas de Educação Física (EF). Para tanto, foi desenvolvida uma revisão sistemática de literatura, do tipo integrativa, com base na busca eletrônica de artigos no Portal de Periódicos da CAPES e na Biblioteca Eletrônica Científica Scielo, pela associação dos descritores: estratégia, pessoa com deficiência, inclusão e Educação Física. Foram adotados como critérios de inclusão: ser escrito em língua portuguesa ou inglesa, ser publicado no período de janeiro de 2008 a novembro de 2021 e estar relacionado à temática do trabalho. A análise dos 11 artigos apontou diferentes estratégias de ensino voltadas à inclusão dos ECD nas aulas de EF, categorizadas em quatro temáticas: modelos de apoio e trabalho colaborativo; formas de comunicação e tipos de instrução; adaptações; e materiais e recursos pedagógicos.

Referência(s)
Altmetric
PlumX