
Revisão sistemática da literatura sobre a percepção dos docentes acerca do uso das TDICs na Educação Profissional e Tecnológica
2024; Faculdade Católica de Fortaleza; Volume: 15; Issue: 2 Linguagem: Português
10.51359/2177-9309.2024.264093
ISSN2177-9309
AutoresJonas Lima Cavalcante, Leonardo Torres Marques, Rubens Fernandes Nunes,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoEste artigo apresenta uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) sobre as percepções dos professores em relação ao uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), abrangendo o período da pesquisa entre 2018 a 2023. O estudo visa identificar o impacto das TDICs nesse contexto educacional, destacando os desafios enfrentados pelos docentes e as formas como essas tecnologias podem potencializar as práticas pedagógicas. Recursos como Podcast, WhatsApp, JALINGVA STUDIO e Drive se destacam positivamente, enquanto GBL MICUIN$ - M$ e VODCAST promovem novas práticas de ensino. O artigo também aborda desafios significativos, como a escassez de laboratórios, o acesso limitado à internet e a necessidade de formação contínua dos professores. Em conclusão, o suporte institucional e a capacitação dos docentes são essenciais para maximizar o potencial das TDICs na EPT.
Referência(s)