
Configuração de tempo e espaço: passado, presente e futuro em jogos eletrônicos
2024; Faculdade Católica de Fortaleza; Volume: 15; Issue: 2 Linguagem: Português
10.51359/2177-9309.2024.264026
ISSN2177-9309
AutoresEduardo Lorini Carneiro, Luciana Backes, Douglas Fonseca Campos,
Tópico(s)Digital Games and Media
ResumoOs jogos eletrônicos são artefatos amplamente presentes na sociedade, alcançando, ao longo dos anos, pessoas de várias idades e transformando nossas relações com a tecnologia por meio das interações que temos com suas histórias e ambientações. Tratam-se de elementos que, a partir da mediação docente, são capazes de potencializar a construção do conhecimento científico através da representação de diferentes espaços e tempos, podendo ser utilizados em contextos educacionais que envolvem a interação entre pessoas e tecnologia. Neste artigo, nosso objetivo é analisar como os jogos eletrônicos representam o tempo histórico e o espaço geográfico em uma aproximação com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para isso, revisamos os conceitos relevantes dos componentes curriculares de História e Geografia e examinamos a presença desses conceitos nas narrativas, imagens, personagens e cenários dos jogos Assassin’s Creed Origins e Horizon Zero Dawn. Por fim, concluímos que esses jogos são artefatos que nos conectam a diferentes épocas e lugares, permitindo-nos perceber nossas ações no passado e presente bem como refletir criticamente sobre o futuro.
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