Artigo Acesso aberto Produção Nacional

O caso ‘The McDonald’s Videogame’: panoramas da educação tecnológica pela imersão e experiência em games

2024; Faculdade Católica de Fortaleza; Volume: 15; Issue: 2 Linguagem: Português

10.51359/2177-9309.2024.263264

ISSN

2177-9309

Autores

Caio Túlio Olímpio Pereira da Costa, Patrícia Oliveira,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

O presente artigo aborda a forma com que o The McDonald's Videogame, enquanto produto midiático, interface comunicacional e tecnologia da imagem e do imaginário, pode reverberar panoramas de educação tecnológica pela imersão e experiência considerando nuances de conscientização, criticidade e leituras de mundo. Emprega, portanto, como objetivo geral, a investigação desse título, cercada de objetivos específicos de descrever o artefato e evidenciar possibilidades de imersão e experiência pelo contato. O artigo parte da hipótese de que a interação com esse game pode gerar reflexões para a alterglobalização por uma natureza contra-hegemônica, que através de uma metodologia ensaística teórico-reflexiva das Narrativas de Si, em abordagem de natureza qualitativa, espera atestar que a imersão em games é capaz de formular juízos e considerações sobre realidades que não estão muito claras ou aparentes no cotidiano regular. Como resultados e considerações finais entende-se que The McDonald’s Videogame é capaz, pelas Narrativas de Si empregadas nessa produção, de produzir inquietações a respeito de uma cadeia produtiva de fast-food, assim como suas influências diretas ao meio-ambiente e consequências. Uma possibilidade de tornar visível entrelinhas agressivas do nosso cotidiano a partir de reflexões oriundas de um game.

Referência(s)