Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Integração do Pensamento Computacional ao currículo da Educação Infantil: Um mapeamento sistemático da literatura

2024; Faculdade Católica de Fortaleza; Volume: 15; Issue: 2 Linguagem: Português

10.51359/2177-9309.2024.263932

ISSN

2177-9309

Autores

Renata Ferreira, Akynara Aglaé Rodrigues Santos da Silva Burlamaqui,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

O objetivo deste artigo é mapear produções científicas a cerca de experiências práticas e discussões teóricas sobre o desenvolvimento do Pensamento Computacional junto a crianças pequenas. O trabalho é fruto dos estudos e inquietações de uma pesquisa de Mestrado sobre a implementação da Base Nacional Comum Curricular da Computação ao currículo da Educação Infantil. É construído a partir da busca por trabalhos científicos na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e em alguns dos principais periódicos e eventos científicos os quais abordam o tema no Brasil, utilizando strings de busca, com recorte temporal de 2017 à 2022. O estudo revela como tem acontecido algumas iniciativas práticas, ainda embrionárias, para promover o pensamento computacional na Educação Infantil. Também se constata que o pensamento computacional pode ser integrado ao currículo tanto com atividades plugadas, como a partir de atividades desplugadas. Destaca ainda a importância de políticas públicas, a fim de garantir investimentos necessários para que a Computação não esteja presente apenas nos documentos normativos e tão pouco seja “privilégio” de apenas alguns estudantes na sociedade e sim direito de todos os estudantes do Brasil, inclusive das crianças da Educação Infantil.

Referência(s)