
“O Jeito Baiano de Fazer Marketing”: Reflexões Sobre a Premência da Decolonização em Marketing no Brasil a Partir de Uma Realidade Periférica
2024; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ; Volume: 14; Issue: 2 Linguagem: Português
10.4025/rimar.v14i2.72550
ISSN1676-9783
AutoresLuciana Alves Rodas Vera, Fábio Vinícius de Macedo Bergamo,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoEste ensaio teórico tem o objetivo de discutir sobre decolonização do marketing e refletir sobre as possibilidades da apropriação do marketing para contextos periféricos dentro da produção do conhecimento na área, tomando como exemplo o estado da Bahia. Neste sentido, o ensaio revisa sobre a origem das principais escolas de marketing e sobre a história do surgimento do ensino de marketing no Brasil, e perpassa por uma discussão sobre decolonização do marketing, inclusive dentro do próprio contexto nacional. Por fim, o ensaio traz uma reflexão sobre como pensar em um marketing considerando os aspectos culturais locais da Bahia, como caso de região periférica.
Referência(s)