Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Reflexões em La Malasangre, de Griselda Gambaro, à luz de Theodor W. Adorno

2024; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 17; Issue: 13 Linguagem: Português

10.55905/revconv.17n.13-135

ISSN

1988-7833

Autores

Amanda Guimarães Tito Coura,

Tópico(s)

Memory, violence, and history

Resumo

Este artigo é uma atualização do trabalho apresentado durante o V Congresso Internacional do PPG-Letras e XIX Seminário de Estudos Literários, realizado em junho de 2018 pelo Programa de Pós-Graduação em Letras do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE) da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de São José do Rio Preto. Mais além das reflexões do artigo publicado em 2019 nos Anais do citado evento, agora se pretende analisar recortes da violência presente no texto dramatúrgico La Malasangre, de Griselda Gambaro, autora argentina que o escreveu em seu exílio na Espanha, entre o período da ditadura Argentina, durante os anos de 1977 e 1980. Alguns aportes teóricos do filósofo alemão Theodor W. Adorno embasam a argumentação, além da contribuição de críticos literários e outros autores que analisaram a peça teatral. A personagem Dolores mereceu uma análise especial, seguida da sua relação com as demais personagens como: o Pai de Dolores (Beningno), Fermín (capataz), Rafael (professor), a Mãe de Dolores (Candelária) e João Pedro (noivo).

Referência(s)