Artigo Acesso aberto

Refrigeração e ar-condicionado como um tema motivador de ensino aprendizagem em um curso de graduação

2024; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 16; Issue: 13 Linguagem: Português

10.55905/cuadv16n13-052

ISSN

1989-4155

Autores

Francisco Antonio Kraemer, Luiz Antônio Rasia,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

Os alunos que ingressam em um curso de engenharia, no Brasil, apresentam uma dificuldade enorme nos conteúdos de física e matemática. Estas componentes curriculares são, muitas vezes, estruturadas em um ensino tradicional, onde o professor é o expositor dos conteúdos. Por outro lado, esta nova geração de estudantes está muito focada nas tecnologias. A refrigeração e ar-condicionado são temas importantes e integram o currículo do curso de engenharia mecânica. Estes conceitos são importantes para os profissionais da área, pois é nela que estão contidas as competências e habilidades necessárias para projetar e desenvolver ambientes refrigerados domésticos e industriais, com capacidade de refrigeração adequada. O uso da modelagem matemática computacional como metodologia e ferramenta é de fundamental importância para a busca da aprendizagem significativa, para investigar e entender problemas e comportamentos físicos dos sistemas de refrigeração. O objetivo desse artigo é apresentar os principais conceitos de refrigeração e ar-condicionado como uma metodologia ativa de ensino-aprendizagem significativa. Assim, estudando um protótipo educacional, seu comportamento, formas diferentes de expansão e realizar a análise de coeficientes de performance, a fim de entender o funcionamento e o comportamento do sistema, quando submetidos a uma variação de pressão de um fluido refrigerante. Através da modelagem, observa-se as maiores performances quando o fluido refrigerante troca de fase no condensador e, por consequência, o aumento do frio no ambiente refrigerado.

Referência(s)