Refrigeração e ar-condicionado como um tema motivador de ensino aprendizagem em um curso de graduação
2024; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 16; Issue: 13 Linguagem: Português
10.55905/cuadv16n13-052
ISSN1989-4155
AutoresFrancisco Antonio Kraemer, Luiz Antônio Rasia,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoOs alunos que ingressam em um curso de engenharia, no Brasil, apresentam uma dificuldade enorme nos conteúdos de física e matemática. Estas componentes curriculares são, muitas vezes, estruturadas em um ensino tradicional, onde o professor é o expositor dos conteúdos. Por outro lado, esta nova geração de estudantes está muito focada nas tecnologias. A refrigeração e ar-condicionado são temas importantes e integram o currículo do curso de engenharia mecânica. Estes conceitos são importantes para os profissionais da área, pois é nela que estão contidas as competências e habilidades necessárias para projetar e desenvolver ambientes refrigerados domésticos e industriais, com capacidade de refrigeração adequada. O uso da modelagem matemática computacional como metodologia e ferramenta é de fundamental importância para a busca da aprendizagem significativa, para investigar e entender problemas e comportamentos físicos dos sistemas de refrigeração. O objetivo desse artigo é apresentar os principais conceitos de refrigeração e ar-condicionado como uma metodologia ativa de ensino-aprendizagem significativa. Assim, estudando um protótipo educacional, seu comportamento, formas diferentes de expansão e realizar a análise de coeficientes de performance, a fim de entender o funcionamento e o comportamento do sistema, quando submetidos a uma variação de pressão de um fluido refrigerante. Através da modelagem, observa-se as maiores performances quando o fluido refrigerante troca de fase no condensador e, por consequência, o aumento do frio no ambiente refrigerado.
Referência(s)